quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tome cuidado com as gorduras ocultas

As gorduras devem fazer parte de nossa alimentação diária, afinal elas têm muitas funções importantes como a manutenção da temperatura do corpo, o transporte de vitaminas lipossolúveis, conferem sabor às preparações  e ainda nos dão a sensação de saciedade. Porém, quando consumidas em excesso, as gorduras trazem sérios prejuízos à nossa saúde.
O que muitas pessoas não sabem é que a maior parte da gordura que ingerimos fica oculta nos alimentos e aí fica fácil ultrapassar a nossa cota diária sem nem ao menos perceber. As gorduras escondem-se em diversos alimentos:
- Queijos amarelos e duros, requeijão, alimentos fritos em muito óleo, sopas e caldos cremosos, sorvetes, chocolate, nozes e sementes;
- Alimentos processados e industrializados, como produtos de confeitaria, embutidos (salsichão, salame, mortadela, salsicha para cachorro-quente), salgadinhos e refeições instantâneas;
- Chantili;
- Pastas e molhos.
 Estes são apenas alguns dos alimentos em que encontramos uma grande quantidade de gordura, embora não seja visível.O que podemos fazer então para evitar esse tipo de gordura? Aprenda a fazer algumas trocas inteligentes.

Leia os rótulos dos alimentos: Examine atentamente os rótulos para identificar os ingredientes e lembre-se de que eles estão listados em ordem decrescente de acordo com o peso, ou seja, aqueles que existem em maior quantidade no produto são os que aparecem primeiro. Portanto, se a gordura ou o óleo estiverem em primeiro lugar na lista, é provável que o alimento seja rico em gordura. As informações nutricionais contidas no rótulo informam o tamanho da porção e as quantidades que ela contém de gordura total e gordura saturada. Para determinar se há gordura trans nos alimentos industrializados, verifique se entre os ingredientes existem as palavras "gordura vegetal hidrogenada" ou "gordura parcialmente hidrogenada". O teor de gordura trans costuma equivaler à metade do conteúdo de gordura saturada indicada no rótulo.

Laticínios: O leite desnatado e o semidesnatado são as melhores opções. Iogurte light, queijo cottage, minas e ricota são preferíveis. Tanto o creme de leite quanto o chantili têm alto teor de gordura e devem ser evitados. Use leite desnatado no preparo de pudins, cremes e bolos. O frozen yogurt light tem menos gordura do que o sorvete cremoso e os milk-shakes. Tome cuidado com as demais sobremesas cremosas industrializadas, pois muitas delas contêm grande quantidade de gordura.

Pastas e molhos gordurosos: Uma colher de sopa de maionese ou de óleo pode ter tantas calorias de gordura quanto uma colher de chá de gordura mais sólida, como a manteiga. Entretanto, as gorduras mais macias e mais líquidas são menos saturadas e, portanto, mais saudáveis. Desde que não levem molhos, as saladas são ótimas opções para quem deseja seguir uma dieta com pouca gordura. Substitua os molhos por ervas, condimentos e suco de limão. O azeite de oliva, que é uma fonte de gordura monoinsaturada (de boa qualidade), pode ser usado em quantidades limitadas.

Carnes: Evite os cortes de carne de primeira que contêm gordura entre suas fibras, assim como as carnes processadas. Prefira filé mignon eoutros cortes cuja gordura visível pode ser removida facilmente,como miolo de alcatra, maminha e fraldinha. As carnes de vitela e cordeiro também são opções menos gordurosas. Nunca frite a carne, é melhor consumí-la assada ou grelhada. Não use molhos prontos feitos com caldos de carne nem molhos cremosos - prepare-os em casa. Limite a ingestão de carne vermelha a 1 ou 2 vezes por semana e sirva-se sempre de porções pequenas (90 a 100g).

Peixes e ovos: Atum e salmãoestão entre os peixes mais gordurosos, mas eles contêm os saudáveis ácidos graxos ômega-3, que protegem o coração. Sardinhas conservadas em óleo, assim comomuitos peixes defumados, também apresentam um alto teor de gordura. Os peixes frescos, sobretudo linguado, linguado-gigante, bacalhau e hadoque, contêm uma quantidade bem menor de gordura. O atum conservado em água tem cerca de 1/3 do teor de gordura do conservado em óleo. Os frutos do mar apresentam menos gorduras saturadas e não elevam o colesterol se consumidos com moderação.
As aves também devem ser assadas ou grelhadas e não fritas. Antes de prepará-las, retire a pele para evitar a absorção excessiva de gordura saturada durante o cozimento.

Produtos de confeitaria: Estes produtos contêm uma grande quantidade de gordura saturada. Antes de consumí-los, verifique os rótulos e só compre aqueles que são livres de gorduras trans. Bolinhos, croissants e brioches são muito gordurosos. O pão francês e os pães italianos têm menos gordura, mas prefira aqueles preparados com farinha de trigo integral ou outros grãos integrais. Grissinis e barrinhas de cereais light e diet são bons substitutos para as batatas fritas de saquinho e bolachas, que possuem alto teor de gordura.

Agora, a escolha é toda sua.

Faça a escolha certa e adquira mais qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário